Um fato inegável é que a pandemia de Covid-19 mudou completamente a vida de todos os seres ao redor do mundo e, junto com ela, vieram também novos desafios organizacionais.
Passados quase dois anos de confinamento, o mundo corporativo vai aos poucos tentando voltar ao normal. Mas como lidar com o novo normal frente a todas as mudanças de rotina experienciadas por grande fatia de colaboradores brasileiros – que já não querem abrir mão do home office?
Essa com certeza tem sido a grande discussão do momento entre líderes e empresas por todo o mundo. Segundo uma pesquisa realizada pela KPMG, 85% das empresas entrevistadas pretendem retomar o trabalho presencial ainda em 2022 (modelo híbrido), sendo 29% delas com uma frequência de até 3 vezes por semana no escritório.
Mas e os colaboradores, o que pensam sobre o assunto?
Uma pesquisa global realizada pelo Slack revelou que mais de 70% dos colaboradores ouvidos preferem o regime híbrido e que 38% consideram buscar um novo emprego caso a empresa atual opte pela volta total ao escritório.
De fato não existe certo e errado, mas fica claro que o pós pandemia será um momento de grandes transformações culturais e estruturais, tornando essencial que as empresas estejam abertas às mudanças e olhem para dentro, acolhendo e ouvindo genuinamente seus funcionários se quiserem sobreviver aos próximos anos.
Confira abaixo algumas dicas que vão te ajudar a enfrentar esse momento e tomar as melhores decisões.
Equipe ouvida, engajada e com alta produtividade
Para os seres humanos, fazer parte de algo ou de um grupo é fundamental para que se sintam realizados e, dentro de sua cultura organizacional, funciona da mesma forma.
É extremamente importante dar voz aos colaboradores, levando em consideração seus apontamentos, propósitos, desejos e inseguranças na hora de traçar planos de ação e tomar qualquer decisão futura ou mudança de rota.
O sentimento dos colaboradores tem impacto direto no engajamento, produtividade e lucro de uma empresa. Portanto, ouvir e levar em consideração o que sua equipe sente e tem a dizer precisa ser uma das maiores preocupações dos gestores modernos.
Fornecendo acolhimento e espaço seguro
Cuidar de pessoas e liderar uma equipe não é uma tarefa tão simples. Para que haja trocas genuínas e confiança em um líder é preciso acima de tudo abertura e confiança. Antes mesmo de qualquer outra responsabilidade, liderar é sobre servir ao outro, ser porta voz e um importante facilitador e conector de pessoas.
É importante lembrar que, para que um líder saiba ouvir verdadeiramente sua equipe é preciso ser ensinado e treinado constantemente a praticar a escuta ativa, acolher sem julgar e conhecer profundamente os benefícios de um ambiente seguro com trocas de feedbacks constantes.
É hora de revisitar e fortalecer a cultura da sua empresa
Como já vimos acima, o modelo híbrido é a grande tendência de 2022.
Analisando friamente, nadar contra essa corrente não é inteligente e nem rentável para qualquer empresa atualmente, pois o risco de ter funcionários infelizes e até mesmo alto número de turnover é enorme.
Os próximos passos da cultura da sua empresa são essenciais para o crescimento e desenvolvimento do seu negócio, além de ser um ótimo momento para reduzir custos e atrair novos talentos independente da sua localização.
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