Sua equipe em home office está pouco engajada? Você está tendo problemas em comunicar e conseguir pedir a entrega de demandas? É possível aumentar o engajamento dessas equipes, mesmo à distância?
O trabalho remoto está aumentando há anos – e só vai continuar a crescer. À medida que empresas e colaboradores se adaptam a esse novo normal remoto, muitos estão percebendo as vantagens do Home Office. E não é nenhuma surpresa o porquê.
Trabalhadores em home office tendem a ser mais produtivos, engajados e felizes. Além disso, as empresas que oferecem opções de trabalho remotas e flexíveis são mais atraentes para os melhores talentos, ajudando as empresas a conquistar e manter uma força de trabalho competitiva.
Um estudo recente da PwC descobriu que apenas 8% dos colaboradores pesquisados gostariam de retornar ao escritório permanentemente, enquanto mais de 55% dos colaboradores gostariam de ficar remotos pelo menos três dias por semana.
Mas gerenciar uma força de trabalho home office nem sempre é fácil. Então, como você garante que seus funcionários remotos tenham sucesso? A resposta é: mantenha seus funcionários engajados, não importa onde estejam trabalhando.
Com as estratégias de retenção e produtividade se tornando uma consideração chave para organizações em todos os lugares, o engajamento de equipes está no topo da agenda dos líderes de negócios hoje. E esse é o tema do que vamos tratar hoje!
Continue lendo para saber como engajar seus funcionários, mesmo em home office!
A importância do engajamento de equipes
Por que você deve se preocupar com o engajamento de equipes ao gerenciar equipes em home office?
Colaboradores engajados investem voluntariamente mais tempo, esforço e iniciativa para contribuir para o sucesso do negócio. Eles percebem um propósito em sua função e trazem entusiasmo, paixão e energia para o trabalho que realizam.
Além de serem mais motivados, comprometidos e leais, os trabalhadores engajados costumam ter melhor desempenho e produzir melhores resultados para o cliente e para a empresa. Um estudo do Temkin Group descobriu que “funcionários não engajados não podem criar clientes engajados”.
Essencialmente, o que isso significa é que quanto mais os funcionários sentem que a organização valoriza suas contribuições e se preocupa com seu bem-estar, mais engajados eles se tornam. E quanto mais engajado um funcionário estiver, mais comprometido ele estará com o local de trabalho.
Com o surgimento do trabalho remoto, é fundamental entender os benefícios do engajamento dos colaboradores, para que os gerentes e executivos possam implementar melhor as práticas recomendadas para suas equipes remotas.
Quando os colaboradores estão emocionalmente mais ligados ao trabalho, eles encontram mais significado no que fazem e o consideram mais prazeroso. Este “vínculo” com seu trabalho os motiva a mergulhar em seus desafios, o que é apoiado por uma meta-análise Gallup que mostrou que as unidades de trabalho que estavam mais engajadas eram 21% mais produtivas do que as unidades menos engajadas.
Então como aumentar o engajamento de equipes em Home Office?
Dá para manter o engajamento de equipes? Principalmente em tempos como estes que estamos vivendo? Tempos nos quais as pessoas estão mais sensíveis, ausentes, distantes, vivendo outras realidades adversas além da preocupação com o trabalho?
Se o engajamento dos colaboradores já era um problema antes da pandemia, como as empresas podem garantir que eles estejam engajados com uma gestão à distância?
A primeira coisa que você precisa saber é que sim, dá para ter o engajamento de equipes remotas.
Existem várias técnicas para que você consiga aumentar o engajamento de equipes em Home Office, inclusive, temos um e-book com algumas delas (clique aqui para baixar [inserir link]), mas nesse post, iremos tratar sobre uma estratégia específica e muito efetiva: a empatia assertiva.
Calma, não é papo de Coach. Na verdade, esse conceito é de Kim Scott, em seu livro “Empatia Assertiva – Como ser um líder incisivo sem perder a humanidade”.
Kim é consultora do Dropbox, Twitter e várias outras empresas do Vale do Silício. Ela foi membro do corpo docente da Apple University e, antes disso, liderou as vendas e operações on-line do Google AdSense, YouTube e Doubleclick. Alguém que realmente vale a pena considerar, certo?
Vamos então entender melhor o que é esse conceito e como ele ajuda no engajamento de equipes Home Office. Continue lendo!
Empatia Assertiva: o que é e como isso ajuda no engajamento de equipes
Empatia Assertiva é um conceito desenvolvido por Kim Scott que incentiva os líderes a “dizer o que você pensa e ao mesmo tempo se importar, dar a mínima para a pessoa a quem você está falando”. Resulta de uma combinação de cuidado profundo com seus colaboradores, ao mesmo tempo de não ter medo de dizer a dura verdade.
Essa estratégia exige que você “desafie diretamente”, ou seja, forneça feedback e críticas, de uma maneira que mostre que você “se preocupa pessoalmente” com a pessoa com quem está falando. Para Kim, a pior coisa que você pode fazer é camuflar ou adiar o compartilhamento de feedback, pois isso prejudica seus colaboradores.
Ao praticar a Empatia Assertiva, líderes e gerentes demonstram que realmente se preocupam com suas equipes, ao mesmo tempo em que os ajudam a fazer melhor seu trabalho.
Quando os colaboradores podem esperar receber um reconhecimento significativo por seu trabalho, bem como conselhos sobre o que melhorar no futuro, isso transforma a maneira como as equipes interagem.
Os colaboradores se sentirão valorizados pela organização e mais à vontade para trazer novas ideias à mesa. Como líder ou gerente, esta é uma das ideias de engajamento de equipes mais eficazes para causar impacto no desempenho de sua equipe.
Como aplicar a empatia assertiva na gestão a distância?
Se você compreendeu o conceito de empatia assertiva, entendeu que é preciso conseguir se colocar no lugar do outro ao mesmo tempo que é necessário ser preciso e direto na informação que você quer passar.
Você precisa cobrar produtividade, o resultado combinado e liderar os seus colaboradores, mas de uma maneira que não deixe de ser humanizada, que não deixe de levar em conta o que o outro está sentindo.
Então:
- Dê feedback constante;
- Converse com sua equipe, sobre o lado pessoal também, para poder entendê-los;
- Dê clareza do que você espera, mas de maneira adequada.
Você pode conferir outras dicas sobre gestão à distância no nosso e-book sobre o tema, é só clicar aqui para fazer download!
E se ainda assim, você tem dúvidas de como lidar com o engajamento de equipes à distância, fale com a gente!
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Até a próxima!
Publicado por Uppy