Aviso: o texto abaixo é um resumo da Live que aconteceu no dia 24/04. Caso queria assistir o vídeo completo, acesse: https://bit.ly/live3uppy
Elaine Loureiro, sócia fundadora da Uppy fala sobre em que medida a Cultura Organizacional vigente em uma empresa é o que faz a diferença ou pode ser um obstáculo para passar com sucesso pela crise? Vale a pena investir neste tema pensando no agora e no depois? Como e por que?
Cultura já e um tema em pauta muito importante no mercado à alguns anos. Em contextos de crise, é muito importante reforçar – ou criar – uma cultura organizacional para direcionar e engajar a ação das pessoas para os objetivos da empresa.
A cultura da sua empresa está mais voltada às pessoas ou à resultados? Ela está focada em curto, médio ou longo prazo? Como a organização está organizada para funcionar? Em contexto de crise, quais aspectos da sua cultura ajudam ou obstaculizam a passar por este momento?
Convidamos Bia Nóbrega e Ju Marin que são do banco digio para compartilhar suas histórias, experiências e como estão passando por este momento atual em que nos encontramos.
Hoje a cultura está como direcionadora principal das estratégias de gente e gestão do banco digio. Inicialmente é muito importante termos uma fotografia dos traços culturais da empresa, analisando diante do cenário desejado qual o nível de entropia dos colaboradores sobre os direcionadores, para que a partir daí saiam insumos para as ações estratégicas de desenvolvimento humano e organizacional. O banco digio tem uma cultura predominantemente focada em um modelo “Always beta”, que significa melhoria contínua traduzindo comportamentos que sempre podemos ser melhores. A cultura da sua organização está refletindo nas pessoas?
Para o digio o isolamento social tem sido proveitoso para reforçar os traços culturais da organização. Há alguns meses identificaram que precisaria trabalhar mais unido e colocando esta pauta em foco, hoje, o distanciamento só vem reforçando todas as estratégias que são aplicadas. O momento atual vem sendo critico, mas um solo fértil para solidificar a cultura. Como exemplo, “os desafios são as melhores oportunidades” é um traço cultural da organização bem presente no contexto atual.
Pessoas são o centro da organização! Alinhar expectativas, pessoas e ações tem sido fundamental no momento de crise. Estas ações, claramente podem ser direcionadas pelos traços culturais. Para as empresas que ainda não possuem a cultura definida – ou revisada -, vivemos um excelente momento para trabalhar esta temática e cuidar das pessoas que trabalham por nós.
Acesse o vídeo no início deste artigo para assistir na íntegra.